REGISTRO DE ÓBITO

O QUE É REGISTRO DE ÓBITO​?

Tem a função de certificar o falecimento de uma pessoa perante aos órgãos competentes. O registro de óbito, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.534/1997).

A declaração do óbito deverá ser feita no Oficial de Registro Civil do Subdistrito do local do óbito. O assento de óbito será lavrado pelo Oficial do Registro Civil, a vista do atestado médico, se houver no local, ou em caso contrário, mediante declaração de duas pessoas qualificadas que tiverem presenciado ou verificado a morte.

O registro de óbito é gratuito bem como a primeira via da certidão respectiva – Lei 6015/73 – artigo 30

FORMULÁRIO DE PEDIDO

Preencha o formulário para que possamos começar a atendê-lo.

    GUIA PRÁTICO DE PROCEDIMENTOS APÓS O FALECIMENTO

    Em meio à dor que envolve o falecimento de um ente querido, é natural que os familiares necessitem de auxilio em relação às medidas práticas e legais a serem tomadas. Este é o objetivo deste pequeno roteiro: traçar o caminho a ser percorrido, desde o momento da perda até o pós-morte. Sugerimos a leitura integral do texto, dado que ele segue uma ordem cronológica desde o momento do falecimento. Vale destacar que não possuímos números nacionais para os serviços mencionados, portanto o ideal é buscá-los nos sites das respectivas prefeituras.

    ATESTADO DE ÓBITO

    O primeiro passo após o falecimento de uma pessoa é obter o ATESTADO DE ÓBITO, documento sem o qual nenhuma outra providência pode ser tomada em relação ao falecido.

    SERVIÇO FUNERÁRIO

    Depois de obter o atestado de óbito, a família ou responsável deve procurar a agência de serviço funerário municipal ou uma casa funerária, para contratar o velório e o funeral.

    CERTIDÃO DE ÓBITO

    A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

    DOCUMENTOS E CONTAS DO FALECIDO

    É importante acompanhar o encerramento de contas e documentos do falecido, de forma a evitar que alguém venha a fazer uso de seus dados.

    DOCUMENTOS REGISTRO DE ÓBITO

    Para requerer o registro óbito são necessários pela carteira menos DE IDENTIDADE e a certidão de estado civil (nascimento ou casamento), e ainda os documentos abaixo, caso os possua:

    • Atestado de Óbito (Folha Amarela – fornecida pelo hospital;

    • Certidão de Nascimento (no caso de menores de idade ou solteiros) ou de Casamento;

    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

    • Título de Eleitor;

    • Certificado de Reservista, se for o caso;

    • Cadastro de Pessoa Física (CPF).